sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Regras de voleibol - faltas


Uma equipa comete uma falta sempre que infringe uma regra.

O árbito avalia as faltas de acordo com as regras:


  • se são cometidas duas faltas consecutivas apenas a primeira é sancionada;

  • se jogadores adversários cometem simultaneamente faltas, é considerada falta dupla e a jogada é repetida.

Falta de posição: (se o jogador não está na posição correcta no momento do batimento)



  • a equipa perde a jogada;

  • e o jogador volta à sua posição.

Falta de rotação: (quando o serviço não é feito na ordem de rotação)



  • são retirados os pontos da equipa apartir do momento em que cometeu a falta, mas os da equipa adversária mantêm.

Falta de serviço: (não efectua o serviço correctamente)



  • há modança de serviço ( mesmo que o adversário tenha falta de posição).

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Jogo 6x6


O jogo seis contra seis é constituido, tal como o próprio nome indica por: duas equipas cada uma constituida por seis elementos,três elementos à frente e três atrás.

Os que estão à frente, normalmente recebem a bola. O jogo6x6, tal como os outros, tem por objectivo marcar o mais número de pontos, enviar a bola para o campo adversário dificultando a jogada à outra equipa.

Cada jogador não pode dar mais de um toque consecutivo e cada equipa só pode dar três toques.

Os jogadores devem fazer o passe mais adquado à situação a que a bola se encontra, por exemplo se ela vem alta passe se vem baixa manchete.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

jogo 4x4


De acordo com o que eu retive nas aulas no jogo 4x4, os jogadores encontram-se dois à frente e dois atrás. Os dois jogadores que estão atrás deslocam-se, quando em pose de bola, deslocam-se mais para a frente, um deles coloca-se atrás do colega que possui a bola (um jogador da frente, neste caso)e o outro ao centro, o outro jogador da centre desloca-se um pouco mais atrás, isto para quando o colega passar a bola, seja em que direcção for um deles a apanhar e evitar que ela toque no chão. Cada equipa pode dar três toques na bola, e deseguida envia-a para o campo adversário, dificultando o mais possível a jogada à equipa adversária.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A minha segunda reflecção


À medida que o tempo vai passando estou mais à vontade com este método, já domino melhor o blog (já sou capaz de trabalhar nele sem dificuldade).

Estou a assimilar os conteúdos abordados nas aulas, como por exemplo: os gestos técnicos, as movimentações, algumas regras, etc.

O que eu ainda não domino muito bem, e talvez deva melhorar é a montar a rede de voleibol, ainda não estou assim muito "à vontade" nisso. De resto tenho desempenhado todas as funções que o professor me manda (ir buscar material, arrumar material,..)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

jogo 3x3


No jogo três contra três, tal como no dois contra dois cada equipa deve dar três passes.

Dois jogadores à frente e um atrás, ao centro.

Tem como objectivo mandar a bola para o campo adversário e marcar ponto.

serviço por cima

No gesto técnico serviço por cima deve-se:


  • pé contrário à mão que vai servir mais à frente;

  • segurar a bola com a mão livre;

  • lançar a bola para cima e para a frente da mão que bate;

  • dedos bem afastados e braço flectido (aquele que vai bater na bola);

  • bater a bola ao nivel da cabeça, mantendo o braço esticado.

Serve para repor a bola em jogo.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Serviço por baixo


Pelo que consegui reter da aula de educação fisica, para a realização do serviço por baixo deve-se ter em conta as seguintes exigências técnicas:


  • Bola ao nivel da cintura;

  • Olhar na bola;

  • Pernas flectidas, a perna, do lado da mão que está a segurar na bola deve estar mais à frente e a contrária ligeiramente mais a trás;

  • A mão que vai executar o batimento deve estar bem aberta/esticada, com a maior área de superficie de contacto possível;

Os principais erros são:



  • Flectir o braço (que vai executar o batimento) antes do batimento;

  • Atirar a bola ao ar antes do batimento.

Este passe utiliza-se para repor a bola em jogo.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A minha primeira reflecção


Esta nova forma da minha avaliação a educação fisica acho que me pode ser benéfica, uma vez que eu prefiro a teórica à prática, demonstrando assim deste modo mais motivação e interesse pela disciplina.

Estou a gostar de desempenhar estas novas funções. Quanto ao blog acho que foi uma ideia interessante por parte do professor, e eu deste modo consigo aprender/compreender as modalidades dadas, neste caso o voleibol.

sábado, 11 de outubro de 2008

Jogo 2x2 (movimentações tácticas)


No jogo dois contra dois, considerando o jogador A e o jogador B, um coloca-se mais a trás (A) e outro mais à frente (B). O jogador A dá o 1º toque, o B agarra a bola e passa para junto da rede (2º toque) enquanto o A se desloca para junto da rede, para a agarrar, por fim este dá o 3º toque para o campo adversário (outro lado da rede), terminado o passe volta ao seu lugar inicial para receber a bola, novamente.
Caso a bola vá baixa e seja o jogador B a agarra-la não a envia para trás, pois esse não é o objectivo do jogo, envia-a para junto da rede, o jogador A corre para a agarrar, o B afasta-se um pouco da rede para o A lhe passar a bola, pois o A pode enviar a bola mais para a frente ou mais para trás, de seguida corre para a agarrar e envia-a para o campo contrário, dificultando a acção dos adversários de modo a conseguir obter ponto.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Passe e manchete (exigências técnicas)

Passe:


  • Posição fundamental (pés à largura dos ombros, um ligeiramente à frente do outro, ombros ligeiramente avançados, flectir ligeiramente os membros inferiores, olhar para cima e para a frente);

  • colocar as mãos com os dedos bem afastados, à largura da testa, definindo um triângulo entre os indicadores e os polegares;

  • tocar a bola com as pontas dos dedos em simultâneo, à frente da testa;

  • colocar todo o corpo por baixo da bola no momento do toque;

  • participar com todo o corpo na execução do passe;

  • dirigir o olhar para a bola.


Manchete:
  • posição fumdamental;

  • extender e unir os membros superiores, sobrepor as mãos e dirigi-las obliquamente para o solo, afastando-as do tronco;

  • dirigir o olhar para a bola;

  • tocar a bola com os antebraços;

  • participar com todo o corpo na execução da manchete: a extensão dos membros inferiores é acompanhada por uma ligeira elevação dos membros superiores para cima e para a frente.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

gesto tecnico passe e manchete

Para o gesto tecnico passe em voleibol tem que se ter em atenção a posição, pernas flectidas, braços levantados e lançar a bola acima da cabeça.



Para a manchete pernas flectidas, braços estidados mãos juntas ( fechadas ) e lançar a bola ao colega.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A aula de E.F.


Para mim E.f. não devia ser obrigatório, pois é das disciplinas que menos gosto e que não me motiva. Apesar de ser importante e de ensinar muitas coisas. Para mim é mais importante e gosto mais das outras disciplinas de aprender coisas novas. Mas enquanto até ao 3º ciclo não me prejudicava agora E.F. conta para a média, o que me prejudica muito.