quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Basquetebol - Lançamento em SALTO

  • Partir da posição base ofensiva;
  • Orientar os apoios para o cesto – enquadramento com o cesto;
  • Flectir ligeiramente os membros inferiores, com o pé do lado da mão que lança ligeiramente avançado;
  • Agarrar a bola com as duas mãos, à altura da testa (ligeiramente do lado do lançamento), colocando a mão lançadora atrás e por baixo da bola e a outra mão numa posição lateral, com os polegares em T;
  • Participar com todo o corpo no acto de lançamento, inclinando-se com uma extensão de dos membros inferiores e terminando com uma extensão dos membros superiores;
  • Flectir o pulso e dedos na fase final do lançamento, ficando com a mão direccionada para a frente e para baixo;
  • Executar o movimento do lançamento durante o salto;

NOTA: o lançamento em suspensão e similar a este porém o lançamento da bola é efectuado no ponto mais alto do salto

Basquetebol - Lançamento em APOIO


  • Partir da posição base ofensiva;
  • Orientar os apoios para o cesto – enquadramento com o cesto;
  • Flectir ligeiramente os membros inferiores, com o pé do lado da mão que lança ligeiramente avançado;
  • Agarrar a bola com as duas mãos, à altura da testa (ligeiramente do lado do lançamento), colocando a mão lançadora atrás e por baixo da bola e a outra mão numa posição lateral, com os polegares em T;
  • Participar com todo o corpo no acto de lançamento, inclinando-se com uma extensão de dos membros inferiores e terminando com uma extensão dos membros superiores;
  • Flectir o pulso e dedos na fase final do lançamento, ficando com a mão direccionada para a frente e para baixo;
  • Executar o movimento de forma continua.

Basquetebol - Posição OFENSIVA básica

Exigências técnicas:
  • Flectir ligeiramente os membros inferiores com um pé colocado à frente do outro e à largura dos outros;
  • Distribuir o peso de igual modo pelos dois apoios;
  • Pegar na bola com as duas mãos junto ao abdómen;
  • Manter a cabeça erguida (Observar os colegas e adversários)

Basquetebol - Posição DEFENSIVA básica


Exigências técnicas


  • Flectir ligeiramente os membros inferiores, com um pé colocado ligeiramente à frente do outro e à largura dos ombros;

  • distribuir o peso corporal de modo igual pelos dois apoios, em equilíbrio e de preferência apoiado na ponta dos pés;

  • Inclinar o tronco ligeiramente para a frente;

  • Colocar os membros superiores à frente do tronco com um em posição elevada;

  • Adoptar uma posição dinâmica com a cabeça levantada (observar os colegas e adversários).

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Basquetebol - ROTAÇÃO sobre o PÉ-EIXO



  • Determinação do pé-eixo;

  • Distribuição do peso do corporal sobre o pé-eixo:

  • Rotação do membro inferior sobre o apoio conseguido;

  • Manter sempre a posição de tripla ameaça.

Basquetebol - RECEPÇÃO/PARAGEM

A paragem após a recepção da bola ou drible pode ser realizada de duas formas:
  • a um tempo: paragem com os dois pés em simultâneo, podendo utilizar qualquer um dos pés como pé-eixo para a rotação;
  • a dois tempos: paragem com o apoio dos pés, um após o outro, podendo apenas utilizar o primeiro apoio como pé-eixo.

Basquetebol - drible de PROTECÇÃO



  • Bater a bola mais baixa que no drible de protecção (à altura do joelho);

  • Impulsionar a bola para a frente pela flexão e extensão do membro superior;

  • Contactar a bola com os dedos estendidos e afastados e não com a palma da mão;

  • Proteger a bola da intervenção do adversário com os membros inferior e superior contrários à mão do batimento (entre a bola e o defesa);

  • Libertar o olhar da bola.


Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e garantir a posse de bola.

Basquetebol - drible de PROGRESSÃO



  • Bater a bola à altura da cintura e ligeiramente as lado;

  • Impulsionar a bola para a frente pela flexão e extensão do membro superior;

  • Contactar a bola com os dedos estendidos e afastados e não com a palma da mão;

  • Envolver a bola pela flexão e extensão do pulso;

  • Libertar o olhar da bola;

  • Realizar um drible cruzado (à frente do corpo), mudando de mão com um batimento da bola mais baixo e tenso;

  • Acompanhar o movimento com flexão dos membros inferiores e inclinação do corpo no sentido da bola;

  • Continuar o drible com a mão receptora, ajustando os apoios no sentido do deslocamento.


Utilizado fundamentalmente para avançar no terreno de jogo.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Basquetebol - dribles

  • O drible é um importante gesto ofensivo, porque permite ao jogador progredir com a bola no campo, na direcção pretendida, porém não deve fazer muito uso do mesmo;
  • É particularmente utilizado na progressão para o cesto ou quando não há nenhuma possibilidade favorável de passe ou lançamento;
  • O tipo de drible encontra-se condicionado pelas variações de ritmo, alternância das mãos e paragens ou arranques rápidos necessários durante o jogo. Depende ainda da distãncia a que se encontra o adversário.
  • Existem dois tipos de drible:

- Drible de protecção;

- Drible de progressão.

Basquetebol - Passe PICADO



  • Segurar a bola à frente do peito, com os cotovelos junto ao tronco;

  • Estender os membros superiores energicamente para a frente, rodando os pulsos para fora;

  • Enviar energicamente a bola para o solo, para uma zona próxima do receptor.

Aplicações: passe para distâncias curtas ou médias quando existe um adversário entre o passador e o receptor da bola.

Basquetebol - Passe de PEITO



  • Segurar a bola à frente do peito, Com os cotovelos juntos ao tronco;

  • Estender os membros superiores energicamente para a frente, rodando os pulsos para fora;

  • Dirigir a bola para o peito do colega receptor (trajectória rectilínea).

Aplicação: Passe para distâncias curtas ou médias

Basquetebol - Passe de OMBRO (a uma mão)



  • Segurar na bola por cima dos ombros com o cotovelo elevado;

  • Enviar a bola através de uma extensão enérgica do membro superior, que é acompanhada de uma torção do tronco para a frente e trabalho de pulso e dedos no final do movimento;

  • Acompanhar o movimento com todo o corpo;

  • Trajectória da bola ligeiramente arqueada.

Aplicação: passe para grandes distâncias, principalmente em situações de contra-ataque.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Basquetebol - Passes

O passe tem como objetivo passar a bola para um companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo.


Existem vários tipos de passes, tais como:

- Passe de ombro;

- Passe picado;

- Passe de peito.



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Basquetebol - Como Jogar

Para jogar "bem" basquetebol é necessário ter em conta alguns princípios:


  • O basquetebol é um jogo de ataque;

  • Apenas se joga com as mãos;

  • Sempre que possível deve passar-se a bola para se tentar o lançamento;

  • Os lançamentos de longe devem fazer-se sem a ajuda da tabela;

  • Nos lançamentos de perto costuma usar-se a tabela fazendo tabelar a bola no rectângulo menor;

  • A bola deve descrever uma trajectória que ofereça possibilidade de encestar;

  • Sempre que disputa a bola, o jogador deve tentar segurá-la, protegê-la e passá-la a um companheiro desmarcado - livre de marcação;

  • O passe deve ser executado de acordo com a distância a que está o colega e a posição do adversário;

  • O passe de peito e o passe picado usam-se para distâncias mais curtas;

  • O passe de ombro e o passe por cima da cabeça usam-se para distâncias longas;

  • No drible o jogador deve proteger a bola, mantendo-se entre esta e o adversário;
  • Quando o adversário tem a bola toda a equipa deve defender colocando-se entre a bola e o cesto, mas não se lhe pode impedir os movimentos;
  • Quando um colega tem a bola a equipa atacante deve ocupar os espaços livres do campo;
  • Os passes devem ser efectuados o mais rapidamente possível e sempre para o colega em melhor posição;
  • Nos lançamentos o defensor deve saltar tentando dificultar a acção do atacante.
  • Não correr com a bola na mão, tocar no adversário, jogar a bola com os pés, nem driblar com as duas mãos ao mesmo tempo;
  • Deve evitar-se cometer faltas pois estas levam à desclassificação do jogador e penalização da equipa.
  • O jogo inicia-se com bola ao ar no círculo central e apenas um jogador de cada equipa pode estar dentro do mesmo;
  • Nunca se devem passar ou pissar as linhas que delimitam o campo;
  • Após cada cesto válido, cabe à equipa que o sofreu repor a bola em jogo atrás da linha de fundo;
  • A bola fora é reposta em jogo na linha mais próxima;
  • Depois de receber a bola o jogador pode mover-se rodando sobre um pé (pé-eixo) ou driblando para progredir no campo;
  • Depois de driblar e agarrar a bola podem utilizar-se dois apoios, antes do terceiro liberta-se a bola, para passar ou lançar ao cesto.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Basquetebol - Campo


O jogo de basquetebol realiza-se num campo rectangular ( cuja dimensão máxima é de 28x15m e mínima é de 26x 14m), limitado por duas linhas laterais e duas de fundo (onde se situam as tabelas com os cestos).

Basquetebol - Introdução


  • É um jogo colectivo (inventado em 1891)

  • Disputado entre duas equipas;

  • Tem por objectivo introduzir a bola no ceto da equipa adversária e, simultaneamente, evitar que a bola seja introduzida no próprio cesto;

  • A equipa que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Rugby


Existem algumas diferenças entre o rugby e o bitoque rugby.


Vejamos , agora (após toda a descrição efectuada do bitoque rugby, em publicações anteriores), relativamente ao RUBBY, qual(is) o(s)/a(s):

Objectivos

  • Marcar o maior número de pontos, transportando, passando ou pontapeando a bola;

  • Fazer o toque no solo com a bola na área de validação adversária (ensaio);

  • Marcar pontos através dos pontapés de ressalto, penalidade e transformação.

Princípios:

  • Avançar;

  • Apoiar;

  • Continuidade;

  • Pressão.

Caracterização da modalidade:

  • É uma modalidade desportiva que envolve contacto físico entre os seus praticantes
  • Existem perigos inerentes.

  • É de primordial importância que os praticantes joguem de acordo com as regras do Jogo e que tenham em atenção a sua própria segurança e a dos outros.


Algumas regras do jogo:

inicio do jogo:

  • O jogo começa com um pontapé de saída, realizado pela equipa que
    ganhou a posse de bola no sorteio;

  • Após o pontapé de saída, qualquer jogador em jogo pode:
    - agarrar ou apanhar a bola e correr transportando-a;
    - atirar ou pontapear a bola;
    - passar a bola a outro jogador;
    - placar, agarrar ou empurrar um adversário portador da bola;
    - cair sobre a bola;
    - fazer parte numa formação ordenada;
    - fazer ensaio.

Pontuação:


Os pontos são obtidos através de:

  • Ensaio: Um ensaio é marcado quando um jogador atacante faz, em primeiro lugar, um toque no solo na área de validação da equipa adversária;

  • Ensaio de penalidade: Um ensaio de penalidade deve ser assinalado se o árbitro entender que um ensaio teria sido provavelmente marcado sem Jogo Ilegal cometido
    pela equipa adversária;

  • Golo proveniente de um pontapé de transformação após ensaio:
    Após a marcação de um ensaio por um jogador, a sua equipa tem direito a tentar um golo, pontapeando a bola aos postes;

  • Golo proveniente de um pontapé de penalidade:
    É marcado um golo proveniente de um pontapé de penalidade quando um jogador chuta a bola através de um pontapé de penalidade e obtém um golo;

  • Golo proveniente de um pontapé de ressalto: É obtido quando um jogador, numa situação de jogo corrente, pontapeia a bola através de um pontapé de ressalto e obtém um golo;

  • Golo: Um golo é marcado quando a bola, pontapeada dum ponto qualquer do terreno de jogo, por meio dum pontapé colocado ou de um pontapé de ressalto, exceptuando um pontapé de saída, um pontapé de recomeço ou um pontapé livre, passa por cima da barra transversal e entre os postes da baliza do adversário.


Ensaio:

  • O ensaio recompensa a equipa atacante;

  • Um jogador marca um ensaio quando transporta a bola para a área de validação adversária e realiza um toque no solo.

Pontapé de ressalto:

  • Pode ser feito a qualquer altura do jogo e tem de, após a bola ter saído das mãos do jogador que vai fazer a bola, tocar no solo e passar entre os postes;

  • A zona de impacto entre o pé e a bola tem uma influência decisiva na
    trajectória obtida.


Jogo ilegal/anti-jogo:

  • Agredir;

  • Pisar.

  • Pontapear;

  • Placar de forma perigosa;

  • Infracções voluntárias;

  • (...).

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Bitoque Rugby - Fundamentos tácticos defensivos

  • Após perdida a posse de bola, o acto de defender deve começar imediatamente.
  • A defesa luta para parar o ataque adversário, impedindo-o de entrar na área de meta e de marcar pontos e por sua vez reconquistar a posse de bola.
  • Assim, a equipa defensiva deve estar bem organizada e agir consoante as regras estabelecidas.

1. Marcação

É uma acção defensiva, que tem como principal objectivo anular a acção do atacante, que tenta escapar.


As qualidades para apresentar um óptimo rendimento defensivo reportam-se para a posição baixa do tronco, membros inferiores em flexão e máxima concentração, favorecendo uma reacção instantânea e movimentos "tipo espelho"

2. fintas


São gestos técnicos que visam ludibriar os adversários.

As acções específicas para a defesa são:

  • Lateralização das acções dos atacantes, conduzindo-os para um ângulo difícil. Para tal, o defesa deve desenvolver a sua acção do lado anterior dos atacantes;
  • Aniquilação da situação supranumérica no ataque. É realizada através de uma boa circulação e colaboração entre os defesas

Bitoque Rugby - Fundamentos tácticos ofensivos

A colocação dos jogadores no dispositivo do ataque é determinada pelos seguintes elementos:




  • assegurar uma boa transmissão da bola;

  • criar a possibilidade de desenvolver a máxima velocidade na acção;

  • fixar os defensores.


Os jogadores devem estar com uma perna à frente, orientados para o local onde vai a bola, permitindo no momento do passe uma aceleração máxima na corrida;

Após o passe, o jogador tem de se preocupar com a possibilidade de poder vir a ser o receptor da bola impondo, desta forma, uma permanente recolocação atrás da bola;

  1. desmarcação:
  • é uma acção complexa realizada pelos jogadores no ataque, com o objectivo de sair da área de actividade do defensor;

  • Uma boa capacidade de desmarcação oferece a qualquer jogador uma grande independência frente ao seu adversário;

  • Os elementos técnicos de desmarcação são:
    - Fintas - Mudança no ritmo da corrida (troca de pés);
    - Paragem e arranque;
    - Mudança de direcção;
    - Percursão;
    - Passe com fixação do defensor;

2. Mudança de direcção

Pode ser:

  • com passe travado – travar com o pé exterior, e com o pé interior partir rápido na nova direcção;

  • com passo maior – passo sucessivo com o pé exterior.

3. percursão


É um movimento rápido à volta do defensor e entrada rápida na nova direcção.

A bola deve ser mudada para o braço exterior, de modo a que o braço do lado do defensor esteja livre para que o atacante se possa defender , protegendo assim a bola.

Deve haver um desequilíbrio do corpo para a frente, braço do lado do
contacto semi- flectido e afastado do corpo, impulso forte dos membros Inferiores, explosão no
contacto com o adversário, tentado empurrá-lo para a frente.



4. passe com fixação do adversário

A fixação do defesa realiza-se com o portador da bola em corrida paralela às linha laterais e o passe na proximidade do defesa.

O atacante executa uma finta seguida de uma mudança de direcção e passa ao companheiro na alturado contacto do defesa.

5. fintas

São gestos técnicos visam ludibriar os adversários.

No ataque pode realizar-se três tipos de fintas: de passe, de pontapé e de corrida, com mudança de ritmo e de direcção.