quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Capacidade física - capacidades condicionas: RESISTÊNCIA e FORÇA


RESISTÊNCIA:

A resistência é uma capacidade revelada pelo sistema muscular que permite realizar esforços de longa duração, resistindo à fadiga e permitindo uma rápida recuperação depois dos esforços, evitando a perda de eficácia motora. É pela adaptação do sistema cardiopulmonar que se torna possível vencer a fadiga. Esta pode ser considerada um limite para lá do qual o rendimento decresce ou pára totalmente.
É fundamental desenvolver a resistência geral para se poder atingir um bom nível na resistência específica de um desporto, qualquer que ele seja. Se a resistência geral for baixa, o treino não será muito eficaz, pois o aparecimento precoce da fadiga impossibilitará a sua intensidade.

NOTA: uma vez que o esforço leva à fadiga devem distinguir-se os seguintes conceitos:
  • Esforço absoluto - é um esforço que, por ser muito intenso, não possibilita a recuperação no seu decurso. ex.: provas de velocidade.

  • Esforço relativo - é um esforço com uma intensidade moderada e por isso é possível a recuperação relativa durante a sua realização. ex.: provas de distância.

  • Fadiga local - é aquela que se revela somente nos músculos que foram utilizados no esforço efectuado, tornando-os incapazes de realizar eficazmente uma acção (como por exemplo, quando temos uma cãibra.

  • Fadiga geral - esta revela-se nos planos muscular e cardiopulmonar, sendo mais ou menos proporcional ao grau de intensidade do esforço realizado. Origina-se na incapacidade orgânica em satisfazer as necessidades energéticas ao nível muscular, quando extremamente solicitado. (Alguns sintomas desta fadiga são:tonturas, aceleração e arritmia das frequências cardíacas e respiratórias, transpiração,...

FORÇA:

Força é energia que permite deslocar objectos e vencer resistências externas, ou mesmo as do próprio corpo, independentemente do factor tempo. Permite superar ou contrariar as resistências ao movimento, com base em forças internas (ex. produzidas por contracção muscular) e forças externas (ex. gravidade e atrito).
Para além de ser necessária para o movimento, a força aplica-se também na:

  • resistência muscular;
  • resistência à fadiga;
  • velocidade.

Sem comentários: