terça-feira, 22 de setembro de 2009

Capacidade física - o que é?



Estamos de volta para mais um ano, assim sendo vamos começar com a "avaliação" da capasidade física, para mais tarde passarmos a outras modalidades.
A capacidade física é indispensável para a execução das acções motoras compreende essencialmente dois tipos:

  • a quantitativa (condicional);
  • a qualitativa (coordenativa).


A capacidade condicional é essencialmente determinada pelos mecanismos que conduzem à obtenção e transformação de energia, isto é, os processos metabólicos nos músculos e nos sistemas orgânicos. Portanto nelas predomina a condição física. São essencialmente determinadas pelas componentes energéticas, por isso têm carácter quantitativo. Ex.: FORÇA e RESISTÊNCIA;

Na capacidade coordenativa predomina a coordenação. Relaciona-se com os processos de controlo do movimento dependentes do sistema nervoso central, por isso têm carácter qualitativo. É através destas capacidades que o atleta consegue aprender relativamente depressa gestos motores, bem como regular eficazmente a tensão muscular no tempo e no espaço. As suas formas de manifestação são: EQUILÍBRIO, OBSERVAÇÃO, CONTROLO MOTOR, REACÇÃO MOTORA, ANTECIPAÇÂO, EXPRESSÃO MOTORA, REPRESENTAÇÃO, RITMO, DIFERENCIAÇÃO CINESTÉSICA, COORDENAÇÃO e ORIENTAÇÃO ESPACIAL.



Há também quem considere que algumas capacidades dependem das duas dimensões e por isso designam-se por coordenativo/condicionais: velocidade, flexibilidade e destreza.

Ao grau de desenvolvimento das capacidades motoras chama-se condição física. A condição física pode ser melhorada e desenvolvida através do treino ou preparação física. O seu desenvolvimento contribui para a aprendizagem e realização eficaz de movimentos desportivos(pois intervém em maior ou menor grau em todas as actividades físicas, individuais ou colectivas).

Sem comentários: