terça-feira, 23 de março de 2010

Futsal - funções dos jogadores

Para entendermos melhor os sistemas de jogo é necessário conhecer as posiçoes dos jogadores, são elas:

Guarda-redes: Guarnece a meta e é o único jogador que pode usar as mãos, sendo esta acção limitada à sua área;

Fixo: Em todas as equipas existe sempre um jogador que se desloca dentro do campo, a fim de lançar a bola para os companheiros, desarmar os contra-ataques, sendo uma de suas características a facilidade de destruírem jogadas adversárias.
O fixo é o último jogador da defesa, próximo do guarda-resdes. Por isso, deve estar sempre atento às coberturas necessárias.

Alas ou laterais: além fixo, existem jogadores que se deslocam pelas laterais do campo, alternando a sua acção na defesa e no ataque. Eles recebem os passes do guarda-redes e do fixo, armam jogadas, finalizam ou penetram na defesa adversária. Entre outras características, eles devem ser bons finalizadores, armadores e bons nas coberturas defensivas.

Pivô: encontra-se entre a defesa adversária, com a função de atrapalhar e confundir os jogadores da equipa contrária. Cria situações para que os seus companheiros possam penetrar na defesa oposta e também rematam . O jogo ofensivo geralmente gira em torno desse elemento. Ela ainda recua para ajudar na defesa, no caso do adversário atacar com todos os elementos da sua equipa.

2 comentários:

SuperDowns disse...

obrigado amigo (a) Ajudou Muito!!

Anónimo disse...

obrigada(o) me ajudou muito