sexta-feira, 24 de abril de 2009

Futebol - REGRAS (continuação)

10. Golo

Um golo só ocorre quando a bola ultrapassa totalmente a linha entre as traves. A equipa que marcar mais golos é declarada vencedor da partida. Se as duas equipas marcarem o mesmo número de golos é declarado empate.

11. Impedimento

O impedimento ocorre quando um jogador da equipa que está a atacar tem, entre ele e a linha de fundo, menos de dois jogadores da equipa adversária. Não há impedimento:
Quando o jogador em posição irregular estiver na sua própria metade do campo;
- Em cobranças de lateral;
- Em cobranças de pontapé de canto;
- Quando a bola é lançada por um jogador da equipa adversária;
- Quando o jogador "irregular" está atrás da linha de fundo ou além das linhas limítrofes laterais, portanto, fora da área de jogo;
- Quando o jogador está atrás da linha da bola;
- Quando o jogador está na mesma linha do segundo jogador adversário mais próximo da linha de fundo;
- Quando o jogador "irregular" não interfere na jogada - "impedimento passivo".

12. Faltas e conduta irregular

A falta é uma situação onde um jogador agride outro, e que poderá ou não ser aceite pelo árbitro, que decide se realmente aconteceu.

13. Livre directo

Quando um jogador desferir um "carrinho" (golpe rasteiro em que o agressor desliza pelo gramado, com a intenção de chutar a bola ou a perna de apoio do jogador que está com a posse da bola), ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de machucar o adversário.

14. Penálti
Será marcado toda vez que a falta ocorrer dentro da grande área.

15. O lançamento lateral
O lançamento lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais.

16. O pontapé de baliza

Pontapé de baliza é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipa defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um golo tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário.
A bola deve ser colocada em qualquer lugar dentro da pequena área defensiva. Todos os jogadores adversários têm que se encontrar fora da grande área até que a bola esteja em jogo. A bola entra em jogo no momento em que é chutada.
Um golo pode ser marcado directamente a partir de um pontapé de baliza, mas apenas contra o lado do adversário.

17. Pontapé de canto

Pontapé de canto é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipa atacante quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um golo tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador defensivo adversário.
No momento da marcação, a bola deve estar parada sobre a marca de pontapé de canto, a bandeira não se pode mover e os adversários devem estar a, pelo menos, 9,15 m. O jogador que executou a marcação não pode tocar na bola uma segunda vez sem que outro jogador tenha tocado nela

Sem comentários: