- Campo de jogo:
- Dimensões O campo de jogo é retangular e seu comprimento lateral deve ser maior que o comprimento da linha de meta.
- Comprimento: entre 90 e 120 metros
- Largura: entre 45 e 90 metros
NOTA: Em partidas internacionais, as dimensões são:
- Comprimento: entre 100 e 110 metros
- Largura: entre 64 e 75 metros
- Delimitações
O campo de jogo está delimitado por linhas:
- As duas linhas mais compridas são as linhas laterais, as duas mais curtas são as linhas de fundo. Estas linhas são de, no máximo, 25,5 metros.
- Uma linha média divide o campo em duas metades. Na metade desta linha está um ponto que define o centro do campo. Este ponto é centro de um círculo com raio de 9,15 metros. - A área de meta
A área de meta é demarcada com duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 5,5 metros da parte interior de cada poste de meta. Estas linhas adentrarão 5,5 metros no campo de jogo e se unirão por uma paralela a linha de meta. A área delimitada por estas linhas é a área de meta. - A área de grande penalidade
A área de grande penalidade será marcada com duas linhas perpendiculares a linha da baliza, a 16,5 m da parte interior de cada poste da baliza. Estas linhas têm 16,5 metros no campo de jogo e vão-se unir por uma linha paralela a linha da baliza. A área delimitada por estas linhas é a área de grande penalidade.
Em cada área de grande penalidade será marcado um penalty a 11 metros de distância do ponto médio entre os postes. No exterior de cada área de grande penalidade traça-se, um semicírculo de raio 9,15 metros. - As metas
As metas estão ao centro de cada linha de meta. São compostas de dois postes verticais equidistantes da lateral e unidos na parte superior por uma barra horizontal (travessão). A distância entre os postes é de 7,32 metros e a distância da borda inferior do travessão ao solo é de 2,44 metros.
Os postes e o travessão terão a mesma espessura, com o máximo de 12 centímetros. As linhas de meta terão as mesmas dimensões do poste e travessão. Podem ser colocadas redes fixadas nas metas e no solo atrás da meta, desde que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o guarda-redes.
2. Bola
- A bola de jogo deve:
-Ser esférica;
-Ser de couro ou outro material adequado;
- Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
- Com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;
- Com pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm2) ao nível do mar.
3. O número de jogadores
- A partida será jogada por duas equipas formadas por, no máximo, 11 jogadores e no mínimo 7, dos quais um tem que ser o guarda-redes.
NOTA: Em competições oficiais, o máximo de substituições num jogo é de três jogadores. Em outras partidas, há um limite de cinco substituições, sendo preciso que as duas equipes cheguem a um consenso prévio.
A substituição de jogadores só ocorre com a autorização do árbitro. O jogador substituto só pode entrar em campo quando o substituído já tiver saído. Se a substituição ocorrer de forma irregular, o árbitro deverá paralisar a partida, ordenar a saída do jogador que entrou irregularmente e reiniciar o jogo com um tiro livre indireto.
4. O equipamento dos jogadores
- Os jogadores não podem utilizar nenhum objecto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias). O uniforme completo consiste de:
- Camisa de Mangas Curtas ou compridas
- Calções
- Meias Compridas
- Caneleiras
- Chuteiras
5. O árbitro
- Cada partida será controlada por um árbitro, que terá a autoridade total para fazer cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido designado.
- O árbitro controlará a partida em cooperação com os bandeiras. Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando julgar oportuno, no caso de que se cometam infrações às regras de jogo.
6. Os bandeiras
- Cada partida deve ter dois bandeiras, que deverão sinalizar a infração da regra do impedimento, sinalizar a saída da bola do campo, verificar a posição do guarda-redes durante cobranças de penaltis, comunicar ao árbitro qualquer infração que tenha ocorrido e que não seja de seu conhecimento etc.
7. Duração da partida
A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45, com um intervalo de no máximo 15 minutos. O tempo gasto com cobranças de faltas ou de penaltis, substituições, atendimentos médicos ou qualquer outro evento, deve ser reposto ao final de cada tempo, através dos acréscimos.
8. O início e o reinício do jogo
- Um pontapé inicial deverá ser dado sempre que tiver havido um golo ou alguma parte do jogo for começar . No momento do pontapé inicial, os jogadores da equipa adversária devem estar fora do círculo central; dentro dele, os únicos jogadores que devem estar são dois: o que rola a bola para a frente e o que dá o segundo toque, pondo a bola em jogo de facto; sendo que o que rola a bola não pode tocar nela de novo antes que seu colega, tal como já dito, a reponha em jogo.
9. A bola em jogo e fora de jogo
- A bola está fora de jogo quando:
- Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;
- O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro; - A bola está em jogo quando:
-Bater na trave ou nas bandeiras de escanteio;
- Bater no árbitro ou nos assistentes.
(...)
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